sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Cap. 7
Cap. 7
Corra Demônio, Demônio Corra
{Sanae Pov’s/ Brasil, sexta-feira}
{Flash Back On}
Sanae – Gabi, você não acha que nós podíamos fazer um clipe?
Gabriele – Clipe? – ela repetiu enquanto ajudava Graça a trocar de roupa após o banho.
Sanae – Sim. Já que as garotas estão chegando aqui com alguns dos garotos, nós podemos aproveitar a quantidade de membros do time para promover também nossos talentos. Eu pensei que já que dançamos a coreografia e cantamos a música das Girls Generation naquela revanche, nós bem podíamos fazer um clipe. Isso ia atrair o público!
Abílio – É, vamos dançar! – as duas riram quando ele esticou as mãozinhas para o ar.
Sanae – Brito, fique quietinho, se não vai ser impossível calçar este sapato!
Brito – Tá bom. – o outro gêmeo finalmente se aquietou e a deixou terminar de amarrar os cadarços – Vamos apostar corrida até o jardim! – seu irmão concordou e eles foram correndo com Graça logo atrás, tentando acompanhar o ritmo hiperativo dos dois.
Gabriele – É melhor diminuir o açúcar dessas crianças...! – elas riram – Um clipe, né?!...
{Flash Back Off}
Sanae – E foi assim que começou. A Gabriele estava tão animada com a ideia do clipe que reuniu todas as meninas, quando chegaram, para discutirmos qual música seria melhor, como o equipamento seria arranjado e tudo mais. Institivamente a Gisela sugeriu pedirmos uma ajuda ao presidente Edward, já que ele parece gostar bastante da Gabi pelo seu progresso treinando o time Vita e por ter derrubado a moral do pessoal de Braja. Imagine a nossa surpresa quando em duas horas o Roberto voltou para casa com dois seguranças na cola, com um convite especial do presidente pra almoçar na casa dele! Em um telefonema, usando emprestado o celular da Emília, a Gabi convenceu o presidente a financiar um clipe comigo, a Hannele, Gisela, Molly e Selena!
Oliver – “Por que eu não consigo ficar surpreso?” – nós dois rimos – “E levou cinco dias apenas!... Mas por que escolheram essa música do clipe? Ficou meio...”.
Sanae – Sugestivo? – Oliver resmunga do outro lado da linha – Era pra ser. É que sexta, na mesma tarde da semana passada em que eu sugeri à Gabi fazermos esse clipe, ela recebeu um telefonema. Foi logo depois das meninas ligarem, antes da viagem. Você nem imagina quem era!
{Flash Back On}
Sanae – Oh Gabi, atende! São as meninas no telefone. Não posso explicar como vão ser as sequências dos eventos no Carnaval e elas querem saber logo antes de pegar o avião.
Gabriele – Tá bom! – ela gritou descendo as escadas e pegou o telefone das mãos de Sanae enquanto ela continuou a lavar a louça – Alô? – era a voz de um rapaz – Oi Benji! Vou falando e você repassa pra elas?! Ok... A LIESA, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, também chamada de “Grupo Especial”, é formada por doze, como logo sugere seu nome, escolas de samba independentes. O Grupo Especial desfila entre domingo e segunda-feira, nos dias 10 e 11 de fevereiro às nove da noite. Acontece que essa escola de samba que os técnicos, o tio Mark e a Talita tão ajudando, Virgem de Ipanema, não faz parte da LIESA.
Flávia – Tia Gabi, tem um formigueiro no jardim e uma formiga picou minha perna!
Gabriele – Tudo bem meu amor, passa já. – ela se curvou pra olhar o joelho da menina e o telefone chiou devido a um resmungo de estranheza – Não, não foi contigo! Tava falando é com a Flavinha! – ela se voltou à menina – Eu vou pegar uma pomada no banheiro.
Nicodemos – Pode aproveitar e me trazer álcool? – o garoto apareceu com o rosto ferido.
Sanae – Como conseguiu essas picadas? – ela enxugou as mãos molhadas no avental e foi até a porta, segurando o rosto dele com cuidado.
Décio – Quem você acha que destruiu o formigueiro? Hilário! – ele ergueu a câmera em mãos – Filmei bem quando o Nick caiu em cima das formigas depois dos gêmeos o empurrarem!
Sanae – Certo, pare de rir do seu irmão e ponha os gêmeos de castigo no quarto! Flavinha, a tia Gabi está ocupada. Venha comigo também e nós cuidamos dessas feridas. – ela acenou e foi.
Júlio – Mamãe diz que banha é bom pra picadas de formiga! – ele gritou do sofá da sala.
Sanae – Obrigada por avisar, mas pare de ver tanta TV! Vai estragar seu cérebro!
Gabriele – Muito bem... – suspirou – Continua aí Benji?... Tá. Seguindo, antes do desfile do Grupo Especial, tem as escolas de samba dos Grupos de Acesso, como chamam essas divisões inferiores do concurso de escolas de samba de determinada cidade. Eles são divididos em grupo A e B e desfilam na sexta-feira e no sábado, ou seja, quando começar o Carnaval nos dias 8 e 9, com um tempo limite menor que a LIESA. A campeã dentre essas escolas tem direito de desfilar entre o Grupo Especial no ano seguinte pela vitória. É o caso da Virgem de Ipanema. As escolas novatas precisam ser batizadas por uma Escola Madrinha, num tipo de ritual onde a bandeira-símbolo das duas é trocada e o presidente do grêmio reconhece sua existência, ou algo assim. A Virgem de Ipanema já passou por isso ano passado e ganhou em pouco tempo um lugar entre o Grupo Especial, portanto quem for participar daí precisa vir aqui com a intenção de ajudar esse pessoal a vencer o desfile! Ou ao menos de se apresentarem com graça. – de repente desapareceu o som da TV e Sanae voltou do banheiro com Flávia e um Nicodemos cheio de banha no rosto.
Sanae – Finalmente resolveu desligar a TV Júlio? – o garoto resmungou nervoso.
Gabriele – Não foi ele. – ela sacodiu o telefone com aborrecimento.
Maiara – Gabi, a energia acabou! – gritou a menina do quarto, no andar de cima.
Gabriele – Não me diga! – ela gritou de volta e Sanae riu.
Lavínia – Pode concertar? Queremos ouvir música! – a gêmea mais nova curvou o corpo e reclamou do topo da escada, se segurando no corrimão.
Sanae – Vou usar o celular e ligar para o eletricista. – ela andou até seu quarto.
Iara – Pode ser que tenha faltado luz no bairro. Devíamos perguntar aos vizinhos antes.
Elvira – Não precisa. – a menina brotou no corredor da frente – Cauê acertou a bola bem na caixa de força e queimou um fusível. Ou mais! – encolhido, o garoto surgiu ao lado de Pedro.
Gabriele – Vocês tem algo a dizer em sua defesa antes de contarmos à sua mãe?
Cauê – A culpa é toda do Pedro! – ele apontou o dedo e o amigo o olhou com raiva.
Pedro – Vai perder o dedo e a língua, dedo-duro! Linguarudo!
Gabriele – Tá bom! Subam pro quarto e façam algo menos destrutivo! – eles obedeceram e Sanae retornou com o celular em mãos, entregando o de Gabriele, que estava tocando – Alô? Oi Benji!... É sim, é que queimou uns fusíveis aqui depois do Cauê praticar tiro ao alvo com a bola de futebol! – e ele riu – Pois então, antes que meu celular descarregue também, vou dizer logo quais esses postos disponíveis no desfile. Falta um casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, duas garotas e dois caras pra dançarem sobre os carros alegóricos e uma Rainha de Bateria. A Selena talvez saiba te explicar como funciona cada cargo. Como todos devem se reunir lá na Cidade do Samba logo, para medir as fantasias, é melhor decidirem de uma vez quem vem! E esses cargos são muito importantes no evento!
Benji – “Como assim Cidade do Samba? Onde fica isso?”.
Gabriele – É um conjunto de barracões das escolas de samba do Grupo Especial. O espaço é para a criação das alegorias e das fantasias. Eu aprendi tanto que tô surpresa! – riu – Escolas de samba do Grupo A ficam na Cidade do Samba dois, que é o caso da Virgem de Ipanema, mas, quando todos chegarem aqui, eu mostro onde é. Nós vamos com o Roberto e os outros. E então? – Benji confirmou por telefone quem ia e Gabriele desligou, aproveitando o silêncio na casa até o técnico vir restaurar a energia e o aparelho voltar a fazer barulho – Onde estão os pestinhas?
Sanae – Elvira chamou todos para montar um quebra-cabeça enorme na sala.
Gabriele – Que bom! Temos a cozinha toda pra nós! – elas riram, sentando nas cadeiras e se recostando na mesa antes da capitã atender ao telefone – Gabriele falando. – toda sua alegria infantil sumiu em um instante – Justin? – Sanae endireitou o corpo e ficou atenta.
{Flash Back Off}
Sanae – A Gabi veio me dizer depois o que ele queria. O Justin já tinha ligado antes, pelo que ela me confessou. Foi ele quem contou que o Willem tinha sido a favor da saída do Hyuga, pra treinar o time Filiam, no mesmo dia em que viajamos para o Brasil. Dessa vez, Justin ligou para avisar que tinha conseguido permissão pra assistir ao Carnaval pessoalmente, no Rio!
Oliver – “Então o Justin Treitor vai até o Rio de Janeiro?! Mas essa desculpa não pareceu convincente pra mim. Ele quer ver a Gabriele, por acaso?”.
Sanae – Foi o que eu também achei! A Gabi não quis dizer nada, mas eu conversei com a Selena depois dela chegar aqui e ela me contou que a Gabriele parecia balançada depois daquela ligação do Justin no dia da viajem. Ele mencionou querer ela de volta!
Oliver – “Parece sério... Mas o Justin foi o único motivo dela escolher aquela música?”.
Sanae – Não. Quando foi no domingo de manhã, ou mais especificamente de madrugada, ela recebeu outro telefonema. Os treinos para o desfile já tinham começado e estávamos na sala.
{Flash Back On}
Selena – Então gente, o tempo limite para o desfile é de 80 minutos pro Grupo Especial e de uma hora pros Grupos de Acesso. Nós vamos trabalhar com os 60 minutos. As notas dadas a cada escola de samba variam entre sete e dez e o resultado da competição será divulgado bem na quarta-feira de cinzas, dia 13 pela tarde. É um feriado comum aqui... E no sábado seguinte, dia 16, todos vão vir para ver o Desfile das Campeãs, onde as seis primeiras colocadas dentre todas as escolas de samba vão desfilar sem pressão para expor sua vitória. Até lá, eu lamento falar que vai rolar muita pressão aqui! Vamos dar o nosso melhor!
Hannele – Sabe que não precisa dizer isso pra nenhum de nós. Tem sempre um treinador, ou no nosso caso treinadora, gritando com a gente!
Molly – É verdade. Pressão é pouco! Estamos acostumados. – Selena torceu o nariz.
Leo – O mais importante é nos divertirmos. Vamos dar o máximo de nós, mas curtindo.
Rivaul – Pergunta. – ele interrompeu – Qual é a exata função de cada um aqui?
Pepe – Ótima pergunta, porque eu também não entendi metade da explicação da Sele no avião! Tava morrendo de sono. – a moça suspirou observando o amigo bocejar.
Carlos – Posso explicar o que eu entendi? – ele ergueu a mão e Selena passou a vez – No presente momento, Roberto e Mark estão trabalhando como Diretores, organizando o evento da compra de materiais até a escolha dos integrantes para o desfile. Emília e Talita estão prestando ajuda aos Carnavalescos, os responsáveis pela...
Gisela – Concepção, desenvolvimento e construção do evento, das fantasias e alegorias. A Selena repetiu isso tantas vezes que eu decorei! – mais uma vez, a moça torceu o nariz.
Carlos – O Roberto será Intérprete, dando andamento ao samba-enredo durante o desfile. Já temos o Mestre de Bateria, também chamado de Diretor, que vai comandar a música tocada pela bateria, e os Diretores de Harmonia, os...
Pepe – Zeladores da evolução, harmonia e conjunto da escola durante o desfile, impedindo amontoamentos ou largos espaços e observando a cronometragem do tempo.
Rivaul – Parem de interromper! – ele estapeou as cabeças de Pepe e Gisela, ainda assim rindo – Estão aborrecendo Selena. – a moça suspirou novamente, pedindo no balanço das mãos que Carlos prosseguisse com a explicação.
Carlos – Então o que importa nos nossos papéis são o Mestre-Sala e a Porta-Bandeira, os cargos mais importantes do Carnaval por apresentarem o pavilhão da escola.
Selena – Exato. O casal deve executar um determinado bailado especial e gracioso. Rivaul, Molly, vocês são a segunda dupla. Dançarão em frente à cabine dos jurados e não podem dar as costas um ao outro ao mesmo tempo, nem escorregar ou cometer qualquer perda de classe!
Molly – Quando você falou em pressão, era sério mesmo, não é?! – as duas riram.
Hannele – As suas fantasias são parecidas com trajes de gala, típicos do século 18, sendo “carnavalizados”, com uma quantidade exagerada de cores e enfeites. – ela via a foto das roupas.
Rivaul – Bem, nós viemos preparados pra isso. Usar roupas meio espalhafatosas...
Gisela – Não diga “espalhafatosas” na frente da Selena! São clássicos! – todos riram.
Selena – Muito engraçado gente. – ela cruzou os braços – Bem, o restante dança em cima do carro alegórico principal do desfile, o último a passar pela passarela.
Molly – E você, doce sambista, será a linda cereja do bolo, a Rainha de Bateria.
Leo – É um cargo para mulheres famosas desfilarem, não é?! – Selena corou e todos riram.
Hannele – Ainda tem a Madrinha de Bateria e, na tese, esses cargos deviam ser vitalícios para mulheres de importância e reconhecimento desfilarem por sua comunidade!
Gisela – É, mas a madrinha e a rainha são praticamente o mesmo.
Pepe – Vocês estão quase dizendo que o cargo da Selena é “qualquer coisa”.
Leo – Na verdade é o da Madrinha de Bateria, porque a escola só tem uma se quiser!
Talita – Ai, nem me falem de madrinha! Ser a da Emília é cansativo! – as duas chegaram rindo por detrás dos dois, acompanhados dos noivos.
Emília – Bem, não temos uma Madrinha de Bateria, mas eu sei que Selena fará um ótimo trabalho! – a moça sorriu e descruzou os braços – Escutem: à exceção da Comissão de Frente, os dançarinos que vão iniciar a apresentação, não há regras sobre a ordem dos elementos durante o desfile da escola, mas há o recuo da bateria até a passagem do último carro alegórico. A rainha e a bateria esperam ele passar para encerrar a passagem e os portões serem fechados. Atenção!
Mark – Mudando de assunto, vocês sabiam que o Intérprete tem um grito de guerra para anunciar o início do desfile da sua escola e convocar os integrantes a cantarem?
Pepe – Verdade? Isso parece muito legal! – Roberto passou a mão na cabeça rindo tímido.
Roberto – Ora, então conte que vai cantar o samba-enredo comigo!
Rivaul – Você vai? Nossa! Quero ver como isso vai sair. – todos riram – O presidente da escola não vem se reunir conosco para irmos à Cidade do Samba?
Sanae – Pessoal! – ela de repente apareceu com Gabriele correndo em seu encalço.
Gisela – Não me digam que acordaram agora, suas preguiçosas?! – elas tomaram fôlego.
Molly – Ou estavam conversando com o pessoal da nossa Escola Madrinha, a Mangueira?
Mark – O que é Gabi? Recebeu alguma ligação? – ele notou o celular de Gabriele na mão.
Roberto – Foi de Jyrdan? Alguma coisa errada com os times? Ou era o presidente?
Gabriele – Pior! Willem! – ela sacudiu o celular – Ele ligou pra mim às quatro da manhã avisando que vem junto do treinador Mendes acompanhar o Desfile das Campeãs e o casamento, mas não apenas eles. O desgraçado do Kojiro vem também, junto da Natasha e seus times!
Carlos – Brincou?! Os técnicos vêm juntos? Quer dizer, o Kira e o Kelvin?
Gabriele – Todo mundo, meu filho! E pra piorar, como alegria de pobre dura pouco, a mãe da Natasha vem antes pra ajudar a tia Talita e a mamãe com os preparativos dos casamentos!
Talita – Oh meu Deus! Mas por quê? – ela ergueu as mãos para o ar e rosnou – Aquela é um grude só! Essa mulher prendeu em nós desde que conheceu meu irmão! Kelvin imbecil!
Gabriele – Pois é... Desgraça pouca é bobagem. – elas suspiraram.
Hannele – Ah não, essa as meninas precisam saber! Vou ligar pra elas agora!
Gabriele – E não se esqueça de avisar que é pra virem armadas!
{Flash Back Off}
Oliver – “Sim, o Hyuga comentou comigo na segunda-feira que ia ao Brasil. Pareceu um plano de última hora pra mim, mas ele disse que ia pela família, porque a mãe e os irmãos estão sentindo falta da Gabriele e Natasha está reclamando que os dois não saem mais para se divertir. Pareceu um ultimato. Mas como é o casamento do Roberto, não estranhei ele viajar mais cedo.”.
Sanae – Pois pra mim tem algo de muito errado nessa decisão de última hora de todos eles!
Oliver – “Você acha? São dois eventos grandes e importantes; isso já se justificaria só.”.
Sanae – Mas pense bem Oliver! O ex-namorado da Gabi, o ex-vizinho e o ex-parceiro, os três no mesmo lugar ao mesmo tempo?! É estranho! Especialmente porque esses telefonemas se seguiram quase no mesmo dia. Justin e Willem ligaram com uma diferença de horas!
Oliver – “No que está pensando? Que eles estão armando algo?”.
Sanae – Quando conversou com o Hyuga, ele não parecia estranho ou ansioso?
Oliver – “Normal. Ele tem ligado mais vezes do que de costume pra mim, interessado nas coisas por aqui e pergunta com frequência se conversamos algo interessante.”.
Sanae – Ora, e por que você acha que ele estaria interessado nas nossas conversas?
Oliver – “Bem”... – Oliver ficou mudo do nada – “Não sei”. – resmungo e dou de ombros.
Sanae – De qualquer forma, quando a Gabriele assistiu aquela notícia no jornal da manhã com o Hyuga e a Natasha, aí a bomba explodiu! Foi por acidente que ela viu a TV ligada, dando tudo de si correndo atrás do Cauê para tomar banho. Júlio, como de costume, tinha dormido e a televisão ficou ligada, mas quando ela foi desligar...
{Flash Back On}
“- Então é certo que o Rio de Janeiro vai receber a visita dos times Filiam e Fever no final do Carnaval?” – a repórter perguntava sorrindo como por educação.
“Natasha – Sim! E estou ansiosa para ver o casamento da minha adorável tia Talita!”
Sanae – Gabi, você viu o shampoo da Maiara? Eu já procurei no...
Gabriele – Quieta! – ela a silenciou erguendo a mão e Sanae então se aproximou da sala, ficando ao lado da amiga e olhando para a televisão.
“- Só uma última pergunta antes de encerrarmos.” – a câmera filmava um pouco longe o rosto de Kojiro, captando o campo de futebol da universidade Burguese, coberto com jogadores e fãs frenéticos do esporte dando tchauzinho no plano de fundo – “O público quer muito saber, se possível, e em particular eu também tenho interesse nessa resposta!...” – a repórter riu, mas era óbvio que estava se lixando para, seja qual pergunta fosse – “Como está indo o casal?”.
Gabriele – Posso responder essa pergunta daqui. – ela cruzou os braços – Os dois cheiram a estrume de vaca, e aposto que mais da metade dessa bosta foi posta pela Natasha!
Sanae – Gabriele! – o tom devia sair como repreensão, mas as duas riram juntas.
“Natasha – Nós estamos indo muito bem! Certo?!” – Natasha sorriu para Kojiro como se o desafiasse a dizer o contrário, mas se um surdo não pudesse acompanhar o tom agressivo lhe bastaria ver as garras da garota prendendo o braço do namorado.
“Kojiro – Bem... Vamos pro Brasil nos divertir também.”. – Natasha sorriu triunfante.
Gabriele – Aposto que sim. Quero ver se ele vai conseguir se divertir aqui, perto de mim!
{Flash Back Off}
Oliver – “Então por isso escolheu aquela música, ‘Corra Demônio, Demônio Corra’?!”.
Sanae – Pode não ter sido criado com boas intenções, mas nesse clipe nós estamos lindas, e esse argumento me basta para não reclamar com a Gabriele! – rio – Você viu?
Oliver – “Se eu vi?” – ele ri – “Virou uma febre mundial em pouco tempo! De ontem pra hoje o acesso ao vídeo foi de mais de 40 mil!” – nós rimos – “Você está mesmo linda nele.”.
Sanae – Verdade? – ai meu Deus, se gaguejar agora eu vou parecer muito estúpida!
Oliver – “É.” – que silêncio mortal é esse; fico nervosa?!
Sanae – Então... Eu vou fazer uma torta de maçã. Depois posso preparar uma pra você.
Oliver – “Claro! Eu quero provar quando chegar aí!” – e rimos – “Pena que você não vai participar do desfile. Tenho certeza que ficaria maravilhosa dançando!”. – ai, meu coração!
Sanae – Então... Tchau Oliver. – ele diz “até” e eu desligo – Oh Deus!... Tô apaixonada!
Gabriele – Que ótimo! – Gabi aparece de supetão na cozinha – Agarre, antes que vire o ex!
Continua...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário